Clima hoje
Sobec
Descec

   Amanhã
Sobec
Descec
Aqui Sudoeste
Segunda-Feira, 20 de Nov de 2017 | 07:49
Busca Aqui Sudoeste    Enviar busca
Aqui Sudoeste
O JORNAL

O jornal que fala a linguagem do povo

O Jornal AQUI SUDOESTE iniciou suas atividades em 04 de março de 1999.
Foi idealizado para levar informações aos seus leitores de forma clara e imparcial.
Nosso compromisso é informar a verdade, sem "maquiagem", doa a quem doer.
Nosso objetivo é assegurar as matérias um tratamento isento de quaisquer vinculações descompromissadas com os interesses da sociedade.
Manter essa postura não é tarefa fácil, mesmo porque em qualquer comunidade estão os que apostam na prática do "quanto pior, melhor", idéias que não podem ser alimentadas.

Isto não significa dizer que o dever de criticar, denunciar, questionar e contestar precise ser abandonado.
A liberdade de expressão é um bem que deve ser preservado.



[X] Fechar
[X] Fechar

Tamanho do texto? A A A A

Mais de 70 produtores de leite participam de capacitação em Pérola d'Oeste

16/09/2017 �s 10:18

Evento foi promovido pela Prefeitura de Pérola d'Oeste em parceria com Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite, coordenada pelo deputado Reichembach.
Da assessoria

70 produtores participaram
Regional - A Prefeitura de Pérola d'Oeste e a Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite na Assembleia Legislativa realizaram, na manhã desta sexta-feira (15), palestra técnica para cerca de 70 produtores de leite do município. A palestra foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores e foi proferida pela médica veterinária Denise Adamchuk. A profissional apresentou técnicas de manejo para ordenha e cultivo de pastagem que otimizam e trazem mais qualidade à produção. De acordo com Denise, tão importante quanto ter alta produtividade, também é fundamental aliar com qualidade. "Precisamos passar informações ao produtor para que ele melhore a qualidade e, assim, possamos ser competitivos no mercado. Nossa região é muito visada, muitos laticínios estão vindo pra cá buscar leite, por isso é importante melhorar a qualidade, as técnicas de manejo e como alimentar o rebanho com baixo custo", enfatizou Denise.

A arrecadação proveniente da atividade leiteira é importante para o município. De acordo com dados do departamento municipal de Agricultura, cerca de 20 milhões de litros de leite são produzidos anualmente em Pérola d'Oeste. O agricultor Ivo Schaefer trabalha com produção de leite há 15 anos. Ele lembra que quando começou, em 2002, os lucros eram pequenos se comparados com hoje. Por isso, apesar da crise que o setor vem enfrentando - motivada principalmente pela queda do litro de leite pago ao produtor e a entrada de leite neo-zelandês e australiano no Brasil via Uruguai - o seu Ivo é otimista. "Todo setor enfrenta seus altos e baixos, por isso essas reuniões são muito importantes. Essa foi a segunda que eu participei nessa semana, é um incentivo para a gente que trabalha na atividade agrícola. Eu confio muito que a atividade vai melhorar", explicou Ivo, morador da Linha Bom Plano.

O diretor do Laticínio Alto Alegre, Jeferson Alberton, também participou da palestra. Ele explicou que toda a cadeia produtiva do leite está preocupada em superar o momento por qual o setor passa. "O que regula o preço para o produtor é a lei da oferta e procura. Estamos com uma oferta grande, mas a maior dificuldade é o consumo, que nas grandes cidades diminuiu devido a crise. A gente espera que a crise do País melhore, porque com certeza vai refletir no preço que a gente passa ao produtor", destacou Jeferson.

O prefeito Nilson Engels destacou que a capacitação se somou a outras ações que serão desenvolvidas pela administração municipal, como o Programa Porteira Pra Dentro e o programa que subsidia exames de tuberculose e brucelose no rebanho bovino. "O Programa Porteira Pra Dentro é importante porque disponibilizamos toda a estrutura da Prefeitura para que entre na propriedade e realize as benfeitorias que o produtor precisa. Também temos o programa de subsídio para exames de brucelose e tuberculose, pois esse é um gasto que todos os anos o agricultor precisa ter. São atitudes que a gente vem fazendo para mostrar ao produtor que ele não está sozinho", frisou o prefeito.

O deputado Reichembach, coordenador da Frente Parlamentar, destacou que estes cursos de qualificação estão dando muito certo na região. "As prefeituras estão muito receptivas para realizarem essa parceria e os produtores estão aderindo. Vamos dar continuidade a essa atividade, sempre procurando aprimorar. Tem sido um evento bonito e bastante pertinente para auxiliar os produtores nesse momento de crise. Sabemos que a atividade leiteira é muito importante para a região, porque gera uma renda mensal para as famílias, ajuda a circular valores expressivos. A Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva tem a missão de estar ao lado dos produtores nesse momento", destacou Reichembach.
Seja o primeiro a comentar

 Nome  (Preenchimento obrigatório)

 Email

 Comentário

Comente Também


 Central de Relacionamento    Aqui News     Política de Privacidade     Anuncie Aqui     Entre em Contato

2005-2017 Aqui Sudoeste On-line. Todos os direitos reservados.