Clima hoje
Sobec
Descec

   Amanhã
Sobec
Descec
Aqui Sudoeste
Segunda-Feira, 20 de Nov de 2017 | 07:49
Busca Aqui Sudoeste    Enviar busca
Aqui Sudoeste
O JORNAL

O jornal que fala a linguagem do povo

O Jornal AQUI SUDOESTE iniciou suas atividades em 04 de março de 1999.
Foi idealizado para levar informações aos seus leitores de forma clara e imparcial.
Nosso compromisso é informar a verdade, sem "maquiagem", doa a quem doer.
Nosso objetivo é assegurar as matérias um tratamento isento de quaisquer vinculações descompromissadas com os interesses da sociedade.
Manter essa postura não é tarefa fácil, mesmo porque em qualquer comunidade estão os que apostam na prática do "quanto pior, melhor", idéias que não podem ser alimentadas.

Isto não significa dizer que o dever de criticar, denunciar, questionar e contestar precise ser abandonado.
A liberdade de expressão é um bem que deve ser preservado.



[X] Fechar
[X] Fechar

Tamanho do texto? A A A A

Marcada reunião com ministro Lobão para debater indenizações da Baixo Iguaçu

04/12/2013 �s 16:11

Reunião foi agendada após acordo para retirar de pauta o requerimento dos deputados Assis e Giacobo para ministro comparecer à Comissão de Agricultura...
Da assessoria

Brasil - A indenização aos agricultores atingidos pela construção Usina de Baixo Iguaçu, na região Sudoeste, foi tema de amplo debate na Comissão de Agricultura, na manhã desta quarta-feira (04). A dificuldade de melhoria nos valores oferecidos às famílias atingidas foi levantada pelo deputado Assis do Couto, na última reunião da comissão, semana passada. O deputado, na ocasião, convidava os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para uma audiência com representantes dos atingidos, deputados e prefeitos da região.
Como o Ministério de Minas e Energia apresentou manifestação escrita, que não contempla o que foi solicitado, foi apreciado na reunião da Comissão de Agricultura desta semana um requerimento para comparecimento do ministro. O requerimento foi apresentado em conjunto com o presidente da Comissão, deputado Fernando Giacobo, mas nem chegou a ser votado. Em troca da retirada de pauta do projeto, uma reunião foi agendada com o ministro Lobão para a próxima quarta-feira (11), ao meio dia. O momento contará com a participação de, pelo menos, cinco prefeitos dos municípios atingidos pela construção da usina de Baixo Iguaçu, representantes dos agricultores afetados pelas obras, deputados federais, o próprio ministro, e a empresa responsável pela execução do empreendimento.
A dificuldade na negociação para as famílias atingidas sensibilizou boa parte dos parlamentares que participavam da reunião. Pelo menos cinco fizeram o uso da palavra, destacando a necessidade de ampliar o debate sobre o tema. O próprio presidente da comissão chamou a atenção para uma reavaliação dos valores oferecidos pelas terras. Segundo Giacobo, hoje o valor das indenizações não corresponde com a realidade e incentiva o êxodo rural.
O deputado Assis do Couto defende a intervenção do governo federal para intermediar a negociação entre a empresa responsável pela obra e as famílias de agricultores atingidos. Assis lembra que a usina Baixo Iguaçu é uma obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e, por isso, o governo precisa intervir ativamente no processo.
Seja o primeiro a comentar

 Nome  (Preenchimento obrigatório)

 Email

 Comentário

Comente Também


 Central de Relacionamento    Aqui News     Política de Privacidade     Anuncie Aqui     Entre em Contato

2005-2017 Aqui Sudoeste On-line. Todos os direitos reservados.