Clima hoje
Sobec
Descec

   Amanhã
Sobec
Descec
Aqui Sudoeste
Segunda-Feira, 23 de Jul de 2018 | 03:13
Busca Aqui Sudoeste    Enviar busca
Aqui Sudoeste
O JORNAL

O jornal que fala a linguagem do povo

O Jornal AQUI SUDOESTE iniciou suas atividades em 04 de março de 1999.
Foi idealizado para levar informações aos seus leitores de forma clara e imparcial.
Nosso compromisso é informar a verdade, sem "maquiagem", doa a quem doer.
Nosso objetivo é assegurar as matérias um tratamento isento de quaisquer vinculações descompromissadas com os interesses da sociedade.
Manter essa postura não é tarefa fácil, mesmo porque em qualquer comunidade estão os que apostam na prática do "quanto pior, melhor", idéias que não podem ser alimentadas.

Isto não significa dizer que o dever de criticar, denunciar, questionar e contestar precise ser abandonado.
A liberdade de expressão é um bem que deve ser preservado.



[X] Fechar
[X] Fechar

Tamanho do texto? A A A A

Produtores de leite do Jacutinga participam de palestra da Frente Parlamentar do Leite

23/01/2018 �s 16:22




Palestra reuniu produtores de leite do Jacutinga
Francisco Beltrão -
Da assessoria

Na manhã de terça-feira, 23, produtores do Jacutinga e comunidades vizinhas participaram de palestra sobre bovinocultura leiteira, proferida pelos médicos veterinários Denise Chiapetti Adamchuk e Ademar Garcia. O evento foi organizado pela Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite na Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado Reichembach, Prefeitura de Francisco Beltrão e Unibel (União das Associações de Francisco Beltrão). Durante a exposição, várias informações que refletem diretamente na qualidade da produção foram repassadas. O evento contou com a presença do deputado Reichembach e da diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Maria Lucia Matarezi.

A produtora Marilei Sandri Rech, moradora do Jacutinga, gostou bastante da palestra. Ela diz que cada vez que participa desses encontros aprende alguma coisa para aplicar na propriedade. “Vale muito a pena participar, porque assim aprendemos muitas coisas. Produzimos leite há bastante tempo e, mesmo assim, sempre aprendo algo diferente”, destacou Marilei.

A família de Evaldo José Steimbach se instalou na comunidade de Jacutinga na década de 1950 e pelo menos há 30 anos se dedica à produção de leite. No começo, a produção diária não passava dos cinco litros, agora já chega a 27 litros por dia. O avanço em produtividade só foi possível graças aos investimentos em tecnologias e na participação em capacitações. “Esse aumento só foi possível porque tivemos as informações necessárias para termos esse crescimento. São mais de 30 anos participando de capacitações e apostando em tecnologias para chegarmos nesse patamar”, explicou.

Nelson Parizotto, morador da Linha Santo Isidoro, acredita que o leite produzido no Sudoeste pode competir no mercado externo. Para isso, basta ter organização e paciência. “O pessoal de outros países está há muito mais tempo trabalhando com produção de leite e nós, do Sudoeste, estamos praticamente começando agora. Mas no futuro nós poderemos competir com eles, já estamos nos preparando para isso”, enfatizou.

Próximas palestras - A Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva, Prefeitura de Beltrão e Unibel já programaram próximas palestras para ser realizadas no interior do município. Nesta quinta-feira, às 09h30min, será no Km 20 e, no dia 30, terça-feira da semana que vem, no Assentamento Missões.

Seja o primeiro a comentar

 Nome  (Preenchimento obrigatório)

 Email

 Comentário

Comente Também


 Central de Relacionamento    Aqui News     Política de Privacidade     Anuncie Aqui     Entre em Contato

2005-2018 Aqui Sudoeste On-line. Todos os direitos reservados.