Clima hoje
Sobec
Descec

   Amanhã
Sobec
Descec
Aqui Sudoeste
Sexta-Feira, 20 de Out de 2017 | 12:18
Busca Aqui Sudoeste    Enviar busca
Aqui Sudoeste
O JORNAL

O jornal que fala a linguagem do povo

O Jornal AQUI SUDOESTE iniciou suas atividades em 04 de março de 1999.
Foi idealizado para levar informações aos seus leitores de forma clara e imparcial.
Nosso compromisso é informar a verdade, sem "maquiagem", doa a quem doer.
Nosso objetivo é assegurar as matérias um tratamento isento de quaisquer vinculações descompromissadas com os interesses da sociedade.
Manter essa postura não é tarefa fácil, mesmo porque em qualquer comunidade estão os que apostam na prática do "quanto pior, melhor", idéias que não podem ser alimentadas.

Isto não significa dizer que o dever de criticar, denunciar, questionar e contestar precise ser abandonado.
A liberdade de expressão é um bem que deve ser preservado.



[X] Fechar
[X] Fechar

Tamanho do texto? A A A A

Governo fará estudo sobre obesidade entre alunos de escolas públicas

25/02/2012 �s 08:49


(AENoticias)

Governo fará estudo sobre obesidade
(Foto: AENoticias)
Estadual - A partir de março, os alunos de 6 a 18 anos das escolas públicas do Paraná que apresentam taxas de sobrepeso poderão contar com um aliado no combate à obesidade. Trata-se do projeto Prevenção e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil, da Secretaria de Estado do Esporte, que na primeira fase vai atingir 14 mil alunos de 400 escolas estaduais e municipais, em 96 cidades dos 32 núcleos regionais de educação do Paraná.

O projeto faz parte do Programa Paraná Saudável, que reúne um conjunto de ações destinadas a melhorar a qualidade de vida do cidadão paranaense. A primeira fase do projeto será focada em três pontos principais: o treinamento dos avaliadores, a coleta de informações por meio da aplicação de um questionário aos alunos e seus familiares e a confecção de uma cartilha pedagógica.

A segunda fase, mais extensa e que vai apresentar resultados práticos, atingirá praticamente toda a população escolar do Estado, estimada em 2,1 milhões de alunos, e está programada para começar em 2014.

“Temos um indicativo de pesquisas feitas neste mesmo grupo populacional que apontam uma tendência ao sobrepeso e obesidade da população escolar. A intenção é minimizar o impacto dos fatores associados a esses problemas”, explica Dilson Martins, gerente do Programa Paraná Saudável.

“Após a conclusão do estudo teremos subsídios para atuar junto às famílias e nas escolas. Esta é a função principal do programa”, avalia Martins. Além da Secretaria do Esporte, a prevenção da obesidade também envolve as secretarias da Educação, Ciência e Tecnologia e Saúde.

COMO SERÁ
Na primeira fase do projeto serão contratados 16 avaliadores, divididos em quatro equipes, que vão percorrer todas as regiões do Estado. Serão 60 dias de trabalho, visitando os alunos nas escolas, conversando com professores e familiares.

“Até julho teremos o relatório completo da amostragem inicial dos 14 mil alunos. Hoje existe um levantamento preliminar que aponta que um terço desta população já apresenta sobrepeso, que é o primeiro indicativo da obesidade entre crianças com 6 e 18 anos. São prevalências idênticas às de países desenvolvidos”, compara Dartagnan Pinto Guedes, professor da Unopar e coordenador do projeto de Prevenção e Combate à Obesidade Infanto-Juvenil da Secretaria do Esporte do Paraná.

Ainda segundo o professor, o Paraná é o terceiro estado com maior número de alunos com sobrepeso do País. “Só perdemos para o Rio Grande do Sul e São Paulo. Mas existem particularidades inerentes a cada região do Brasil. O que queremos com este estudo é identificar os fatores regionais que têm impacto na obesidade”, explica o professor.
Seja o primeiro a comentar

 Nome  (Preenchimento obrigatório)

 Email

 Comentário

Comente Também


 Central de Relacionamento    Aqui News     Política de Privacidade     Anuncie Aqui     Entre em Contato

2005-2017 Aqui Sudoeste On-line. Todos os direitos reservados.