Clima hoje
Sobec
Descec

   Amanhã
Sobec
Descec
Aqui Sudoeste
Quinta-Feira, 15 de Nov de 2018 | 11:32
Busca Aqui Sudoeste    Enviar busca
Aqui Sudoeste
O JORNAL

O jornal que fala a linguagem do povo

O Jornal AQUI SUDOESTE iniciou suas atividades em 04 de março de 1999.
Foi idealizado para levar informações aos seus leitores de forma clara e imparcial.
Nosso compromisso é informar a verdade, sem "maquiagem", doa a quem doer.
Nosso objetivo é assegurar as matérias um tratamento isento de quaisquer vinculações descompromissadas com os interesses da sociedade.
Manter essa postura não é tarefa fácil, mesmo porque em qualquer comunidade estão os que apostam na prática do "quanto pior, melhor", idéias que não podem ser alimentadas.

Isto não significa dizer que o dever de criticar, denunciar, questionar e contestar precise ser abandonado.
A liberdade de expressão é um bem que deve ser preservado.



[X] Fechar
[X] Fechar

Tamanho do texto? A A A A

Inscrições no Enem começam hoje

07/05/2018 �s 09:51


Da Agencia Brasil

Foto Divulgação
Brasil - Começa hoje (7), às 10h, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo vai até 18 de maio. As inscrições devem ser feitas na Página do Participante.

Mesmo os candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição do Enem devem fazer a inscrição. O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, pode ser feito até 23 de maio nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.

Para fazer a inscrição, o participante deverá apresentar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade e criar uma senha.

MAIS INFORMAÇÕES
Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame.

Também deve ser indicado o município onde o candidato quer realizar o exame e a língua na qual quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

O candidato que necessitar de atendimento especializado ou específico deve fazer essa solicitação no ato da inscrição. Os candidatos travestis ou transexuais que desejarem também poderão pedir atendimento pelo nome social.

As provas do Enem deste ano serão realizadas em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro.

ESTUDAR PARA O ENEM 2018
Para conseguir uma boa pontuação no exame é necessário estudar bastante. Estudantes do ensino médio têm uma vantagem pois ainda estão estudando, já os candidatos que terminaram os estudos há muito tempo precisam se dedicar muito mais.

Há muitos cursinhos preparatórios gratuitos para o Enem que podem ajudar os estudantes, como o Hora do Enem – tvescola.mec.gov.br/tve, plataforma de estudo online criada pelo Mec. Têm também as aulas gratuitas do Telecurso educacao.globo.com/telecurso que são ótimas e todos podem ter acesso.

O que estudar para o Enem – história, geografia, sociologia, filosofia, química, biologia, física, matemática, português, inglês ou espanhol, artes, educação física e informática. Para a redação o estudante deve treinar leitura e a escrita. Na hora de fazer o texto o estudante precisa ter atenção no tema proposto, forma de escrever que deve ser formalmente, coesão e coerência, pontuação, interpretação e tamanho do texto (máximo 30 linhas). Tudo isso será avaliado por várias pessoas.

INSCRIÇÕES ENEM 2018
Serão abertas dia 07 de maio no site enem.inep.gov.br/participante e seguem até 18 de maio 2018. Taxa de inscrição de R$ 85,00.

Isenção da taxa do Enem 2018 pode ser solicitada pelos estudantes de escola pública que estão fazendo o último ano do ensino médio, candidatos que passaram no Encceja 2017, egressos de escola pública e de escola privada onde estudaram por meio de bolsa, candidatos cadastrados no Cadúnico e pessoas de baixa renda de 02 a 11 de abril 2018.

Quem conseguiu a isenção em 2017 e não compareceu nos dois dias de prova 2017 deve justificar sua ausência de 02 a 11 de abril, para poder conseguir a isenção 2018.

Provas do Enem 2018 serão aplicadas dia 04 de novembro e em 11 de novembro 2018 em lugares a serem informados nos cartões de confirmação de inscrição, disponíveis em outubro 2018.

O QUE MUDA NO ENEM 2018

No segundo dia de prova, dia 11/11, os candidatos vão poder contar com meia hora a mais para responder as questões das provas de Ciências da Natureza e Matemática, que começam às 13:30 e terminam às 18:30. No primeiro dia de prova o horário não muda, as provas serão aplicadas das 13:30 às 19:00.

Confira novidades do Enem 2018, aqui : portal.mec.gov.br

Para conferir estas e outras informações, acesse o edital publicado no site enem.inep.gov.br

OPORTUNIDADES PARA QUEM FIZER O ENEM 2018

Participantes que fizerem a prova nacional em 2018 serão avaliados e os que conseguirem a média vão poder participar de processos seletivos como SISU, Prouni e Fies 2018 e assim conseguirem ingressar na instituição pública ou privada da educação superior ou concorrerem cursos técnicos gratuitos, como por exemplo, os cursos ofertados pelo Senai BA.

Sistema de Seleção Unificada – SISU é o primeiro a abrir inscrições e nesse período é que os institutos e centros federais e universidades públicas oferecem suas vagas em cursos de graduação, reservadas para egressos do Enem.

Depois da oferta de vagas em cursos superiores gratuitos é a vez do Prouni, que abre inscrição para acesso às bolsas de estudo integrais e parciais oferecidas em instituições particulares. Assim que passar essa fase o FIES – Fundo de Financiamento Estudantil abre inscrição.

Todos que participarem dos processos seletivos anteriores podem participar do Fies, caso não consiga curso grátis, ou, se conseguiu bolsa parcial do Prouni (50% do valor do curso) pode financiar a outra parte da mensalidade do curso pelo Fies.

Esta é uma excelente combinação de oportunidades do Mec, que tem como propósito ajudar a todos que sonham em entrar na faculdade. Com todas essas opções o aluno consegue vaga de uma forma ou de outra e assim fazer o curso que tanto deseja.

IMPORTANTE VOCÊ SABER

O Enem serve para avaliar o desempenho do estudante e a média adquirida no exame é a soma de todos os pontos obtidos na prova de conhecimentos gerais e redação. Quem consegue a pontuação mínima pode participar de um dos processos seletivos que utilizam as notas do Enem, mas isso não quer dizer que vai conseguir a vaga. Vão ficando à frente na seleção os candidatos com as maiores notas até que todas as vagas por curso e turno sejam preenchidas.
Seja o primeiro a comentar

 Nome  (Preenchimento obrigatório)

 Email

 Comentário

Comente Também


 Central de Relacionamento    Aqui News     Política de Privacidade     Anuncie Aqui     Entre em Contato

2005-2018 Aqui Sudoeste On-line. Todos os direitos reservados.