Clima hoje
Sobec
Descec

   Amanhã
Sobec
Descec
Aqui Sudoeste
Segunda-Feira, 21 de Mai de 2018 | 04:04
Busca Aqui Sudoeste    Enviar busca
Aqui Sudoeste
O JORNAL

O jornal que fala a linguagem do povo

O Jornal AQUI SUDOESTE iniciou suas atividades em 04 de março de 1999.
Foi idealizado para levar informações aos seus leitores de forma clara e imparcial.
Nosso compromisso é informar a verdade, sem "maquiagem", doa a quem doer.
Nosso objetivo é assegurar as matérias um tratamento isento de quaisquer vinculações descompromissadas com os interesses da sociedade.
Manter essa postura não é tarefa fácil, mesmo porque em qualquer comunidade estão os que apostam na prática do "quanto pior, melhor", idéias que não podem ser alimentadas.

Isto não significa dizer que o dever de criticar, denunciar, questionar e contestar precise ser abandonado.
A liberdade de expressão é um bem que deve ser preservado.



[X] Fechar
[X] Fechar

Tamanho do texto? A A A A

MEC divulga notas do Enem 2017 e antecipa datas do SiSU

19/01/2018 �s 14:07


Assessoria de Comunicação

As inscrições via SiSU serão de 23 a 26 de janeiro
Foto: assessoria
Regional - As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas pelo Ministério da Educação na quarta-feira, dia 18. O resultado deve ser consultado individualmente. Para isso, os candidatos devem acessar a Página do Participante e incluir CPF e a senha cadastrada.

De acordo com o balanço do desempenho dos candidatos, na edição de 2017 apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação, porém a nota média subiu de 541,9 para 558. O tema de 2017 foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Os espelhos da redação, que são as cópias digitalizadas e as justificativas, serão disponibilizadas no dia 19 de março.

Os candidatos que não zeraram em nenhuma matéria da prova e que obtiveram, no mínimo, 300 pontos na redação estão aptos a concorrem a uma vaga em algum curso de Graduação ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A seleção ocorre integralmente via SiSU.

Os interessados precisam ficar atentos às mudanças das datas do SiSU. Agora as inscrições serão de 23 a 26 de janeiro via site do Sistema Unificado de Seleção. A chamada regular será divulgada no dia 29 de janeiro e as matrículas acontecem de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

No período de 29 de janeiro a 7 de fevereiro, os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular, assim como os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula, podem participar da lista de espera. É a partir da lista de espera que a UFFS realiza as próximas chamadas de candidatos. A convocação dos candidatos em lista de espera ocorre a partir do dia 9 de fevereiro.

RESERVA DE VAGAS

Desde 2013 a UFFS adota uma política de reserva de vagas para ingresso na Graduação. A política tem por base a Lei de Cotas 12.711/2012 e suas alterações. Dessa forma, no momento da inscrição, cada candidato deverá escolher uma única opção de acordo com a modalidade em que se enquadre e pretenda concorrer.

Na UFFS são 11 as modalidades de concorrência:

A0 (Ampla concorrência) – Vagas destinadas a todos os candidatos, independente da procedência escolar, renda familiar e raça/cor.

L1 – Vagas reservadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L2 – Vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L5 – Vagas reservadas a candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L6 – Vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L9 – Vagas reservadas a candidatos com deficiência com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L10 – Vagas reservadas a candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L13 – Vagas reservadas a candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L14 – Vagas reservadas a candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Ação afirmativa V543 – Vagas reservadas a candidatos que tenham cursado parcialmente o ensino médio em escola pública (pelo menos um ano com aprovação) ou em escolas de direito privado sem fins lucrativos, cujo orçamento da instituição seja proveniente do poder público, em pelo menos 50%. Não se enquadram nesta modalidade candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública.

Ação afirmativa V542 – Vagas reservadas a candidatos indígenas, condição que deve ser comprovada mediante apresentação do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração atestada pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

No Edital Nº 1102/GR/UFFS/2017 estão listadas as vagas disponíveis por curso nas respectivas modalidades de concorrência.

Outras informações sobre processo seletivo da UFFS em www.uffs.edu.br/estudenauffs

Legenda: As inscrições via SiSU serão de 23 a 26 de janeiro. UFFS oferta 1841 vagas na Graduação/ UFFS/Ariel Tavares

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação
Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Realeza
Seja o primeiro a comentar

 Nome  (Preenchimento obrigatório)

 Email

 Comentário

Comente Também


 Central de Relacionamento    Aqui News     Política de Privacidade     Anuncie Aqui     Entre em Contato

2005-2018 Aqui Sudoeste On-line. Todos os direitos reservados.