Clima hoje
Sobec
Descec

   Amanhã
Sobec
Descec
Aqui Sudoeste
Sexta-Feira, 20 de Out de 2017 | 12:11
Busca Aqui Sudoeste    Enviar busca
Aqui Sudoeste
O JORNAL

O jornal que fala a linguagem do povo

O Jornal AQUI SUDOESTE iniciou suas atividades em 04 de março de 1999.
Foi idealizado para levar informações aos seus leitores de forma clara e imparcial.
Nosso compromisso é informar a verdade, sem "maquiagem", doa a quem doer.
Nosso objetivo é assegurar as matérias um tratamento isento de quaisquer vinculações descompromissadas com os interesses da sociedade.
Manter essa postura não é tarefa fácil, mesmo porque em qualquer comunidade estão os que apostam na prática do "quanto pior, melhor", idéias que não podem ser alimentadas.

Isto não significa dizer que o dever de criticar, denunciar, questionar e contestar precise ser abandonado.
A liberdade de expressão é um bem que deve ser preservado.



[X] Fechar
[X] Fechar

Tamanho do texto? A A A A

Projeto Aqui Livros amplia ação em Marmeleiro e chega a escolas do interior

10/08/2017 �s 14:17


Da assessoria

Foto: assessoria
Marmeleiro - Os 102 alunos da Escola Municipal Souza Naves, do Bairro Alto São Mateus, no interior de Marmeleiro gostaram da novidade. O projeto Aqui Livros, de autoria do professor Cláudio Loes ampliou a ação e agora está alcançando comunidades do interior do Município.
A ideia de transformar geladeiras descartáveis em estantes para livros, e permitir o acesso fácil para a leitura, tanto de alunos como adultos da comunidade, chama a atenção de todos.

Esta é a terceira escola do Município a receber o projeto. Ele já funciona na Escola Estadual Telmo Muller - TOM e no Colégio Estadual de Marmeleiro, no centro da cidade, mas é a primeira escola do interior a receber a geladeira.

O projeto começou em 2014, usando um armário de ferro que abrigava os livros para uso dos alunos do Projeto de Compostagem no TOM, depois o professor Cláudio viu a iniciativa em Blumenau SC, usando geladeiras e passou a usar gabinetes descartados que conservam melhor os livros. Além de estimular o hábito da leitura o projeto também ajuda na preservação ambiental, já que será uma geladeira a menos no descarte.

"A ideia é que as pessoas possam utilizar as geladeiras tanto na doação de livros quanto empréstimos de títulos que estarão disponíveis. Não precisa fazer cadastro para utilizar o serviço apenas ter a consciência de que após a leitura é preciso devolver o exemplar à geladeira", lembrou o professor Cláudio.

Os estudantes gostaram da novidade. A Giovana Machado de 9 anos e a Fernanda Mendes de 10, ficaram animadas. "Eu gosto de ler, é diferente pegar o livro na geladeira, gostei de mais da ideia", comentou Fernanda.

Durante a apresentação do projeto na escola estiveram presentes a Diretora de Educação e Cultura, Marilce Bednarski, a chefe de Cultura, Claudete Lanferdini e do professor e coordenador do projeto Aqui Livros, Cláudio Loes. "Um dos nossos objetivos é despertar o gosto pela leitura entre nossos alunos. Para isso, além do investimento na aquisição de novos livros para as nossas bibliotecas escolares, temos a retomada do Projeto Contação de História e agora a parceria com o projeto Aqui Livros que veio para somar conosco alcançando também nossa comunidade", avalia a Diretora Marilce Bednarski.

O professor de uma das turmas, José Alfredo Bortot, achou super interessante a iniciativa e lembrou que tem um desafio pela frente. "Teremos mais uma opção para o estímulo a leitura e isso é muito bom mas, teremos de construir a prática para eles trazerem os exemplares de volta", reforçou o professor.

A diretora da Escola Municipal Souza Naves, Marli Hillesheim, reforça que o objetivo do projeto é justamente permitir que a população tenha acesso aos livros e a leitura. "Nossa comunidade não tem biblioteca pública e com isso garantiremos o acesso, não só para os alunos como também aos pais e adultos da comunidade do Alto São Mateus. Achei muito interessante e as iniciativas que vem, para colaborar com a escola, a gente fica muito feliz", agradeceu a diretora.
Comentários
1 . Grato pela divulgação. Para saber mais sobre o Aqui Livros acesse www.aquilivros.religar.net.
Cláudio Loes em 11/08/2017 �s 14:09

 Nome  (Preenchimento obrigatório)

 Email

 Comentário

Comente Também


 Central de Relacionamento    Aqui News     Política de Privacidade     Anuncie Aqui     Entre em Contato

2005-2017 Aqui Sudoeste On-line. Todos os direitos reservados.