Clima hoje
Sobec
Descec

   Amanhã
Sobec
Descec
Aqui Sudoeste
Segunda-Feira, 10 de Dez de 2018 | 02:35
Busca Aqui Sudoeste    Enviar busca
Aqui Sudoeste
O JORNAL

O jornal que fala a linguagem do povo

O Jornal AQUI SUDOESTE iniciou suas atividades em 04 de março de 1999.
Foi idealizado para levar informações aos seus leitores de forma clara e imparcial.
Nosso compromisso é informar a verdade, sem "maquiagem", doa a quem doer.
Nosso objetivo é assegurar as matérias um tratamento isento de quaisquer vinculações descompromissadas com os interesses da sociedade.
Manter essa postura não é tarefa fácil, mesmo porque em qualquer comunidade estão os que apostam na prática do "quanto pior, melhor", idéias que não podem ser alimentadas.

Isto não significa dizer que o dever de criticar, denunciar, questionar e contestar precise ser abandonado.
A liberdade de expressão é um bem que deve ser preservado.



[X] Fechar
[X] Fechar

Tamanho do texto? A A A A

Neva na primavera pela primeira vez em 12 anos no sul do Brasil

26/09/2012 �s 09:24

Fenômeno foi intenso por cerca de 20 minutos em São Joaquim (SC)...
(Fonte: Correio do povo)

São Joaquim: Fenômeno intenso por cerca de 20 min.
Foto: Agência de Notícias São Joaquim Online
Brasil - As regiões altas de Santa Catarina registraram precipitação de neve na noite desta terça-feira. De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno, intenso EM São Joaquim, é raro na primavera. Foi apenas o terceiro registro em 30 anos e o primeiro desde 2000 nesta estação do ano para o sul do Brasil.

O fenômeno também foi vistos em Bom Jardim da Serra, no Planalto Sul-Catarinense, e na Serra do Rio do Rastro. A precipitação durou entre 20h55min e 21h40min, quando já eram raros os flocos de neve.

A queda de temperatura e tempo instável no Rio Grande do Sul trouxe chuva congelada e precipitação de granizo a Rio Grande, nesta terça-feira. Na localidade de Quitéria, interior do município, as pedras de gelo caíram durante um período de seis a sete minutos. Cerrito, Pelotas, Pedro Osório, Morro Redondo, Canguçu, Pinheiro Machado, Gramado e Canela também registraram precipitação deste tipo.

RS terá mínimas negativas durante a madrugada

A madrugada desta quarta-feira terá mínimas negativas e perto de 0ºC em várias regiões. Pelo ar seco, baixadas do Noroeste podem ter marcas abaixo de zero até menores que dos Aparados. Espera-se geada em grande parte do interior, forte em muitos locais, com potenciais danos para a agricultura. O sol aparece, mas no Leste ainda haverá nuvens com chance de chuva e garoa isolada. O vento gera maior sensação de resfriamento no começo do dia.

Santa Rosa poderá ter impressionantes -3°C de mínima e as máximas não chegam a 20°C, mesmo em cidades com predomínio de sol à tarde. Porto Alegre deve ter variação nos termômetros entre 6°C e 17°C.

Durante a noite, o RS não tinha notícia de neve, mas gelo não faltou na terça. Combinação de ar polar e nuvens de desenvolvimento vertical favoreceu chuva congelada (semelhante a granizo) no Uruguai, Sul gaúcho e na Serra. Se precipitação de inverno (neve ou chuva congelada) já é muito rara na primavera na Serra, imagine, então, ao nível do mar no Sul do Estado.

Já o Norte de Santa Catarina e o Paraná tiveram granizo destrutivo. Pedras enormes atingiram algumas cidades, como Maripá (PR), destruindo vidros de carros. Plantações foram arrasadas. Distrito de Joinville (foto) teve muito granizo acumulado. Houve ainda vendavais. No Paraná, as rajadas superaram 100 km/h, casos de Palotina e Assis Chateaubriand. O ar frio, ao avançar pelo Sul do Brasil, encontrou ar quente e formou as tempestades.
Seja o primeiro a comentar

 Nome  (Preenchimento obrigatório)

 Email

 Comentário

Comente Também


 Central de Relacionamento    Aqui News     Política de Privacidade     Anuncie Aqui     Entre em Contato

2005-2018 Aqui Sudoeste On-line. Todos os direitos reservados.