Clima hoje
Sobec
Descec

   Amanhã
Sobec
Descec
Aqui Sudoeste
Quinta-Feira, 18 de Out de 2018 | 17:21
Busca Aqui Sudoeste    Enviar busca
Aqui Sudoeste
O JORNAL

O jornal que fala a linguagem do povo

O Jornal AQUI SUDOESTE iniciou suas atividades em 04 de março de 1999.
Foi idealizado para levar informações aos seus leitores de forma clara e imparcial.
Nosso compromisso é informar a verdade, sem "maquiagem", doa a quem doer.
Nosso objetivo é assegurar as matérias um tratamento isento de quaisquer vinculações descompromissadas com os interesses da sociedade.
Manter essa postura não é tarefa fácil, mesmo porque em qualquer comunidade estão os que apostam na prática do "quanto pior, melhor", idéias que não podem ser alimentadas.

Isto não significa dizer que o dever de criticar, denunciar, questionar e contestar precise ser abandonado.
A liberdade de expressão é um bem que deve ser preservado.



[X] Fechar
[X] Fechar

Tamanho do texto? A A A A

“Trator popular” em debate na Câmara

10/11/2005 �s 00:00

Estudos comprovam que o atual déficit de mecanização do setor da agricultura familiar, é, em parte, resultado do elevado custo destes equipamentos, devido à alta tecnologia com que são desenvolvidos e fabricados...
Da assessoria

Assis Miguel do Couto
Divulgação
Geral - Recentemente foi aprovado um requerimento de autoria do deputado federal Assis Miguel do Couto (PT-PR) que prevê a realização de uma Audiência Pública para debater a viabilidade da fabricação de “tratores populares” como alternativa de diminuição dos custos de produção no meio rural.
Através disso, o deputado busca abrir o início do debate acerca da viabilidade da indústria automotiva desenvolver tecnologia de produção e fabricação de tratores com menor potência, tecnologia simplificada e portanto de menor custo, na mesma linha dos chamados “carros populares” já fabricados no Brasil.
“Acreditamos que esta pode ser mais uma, entre tantas alternativas viáveis de diminuição dos custos de produção, sobretudo para o agricultor familiar”, avalia Assis.
Estudos comprovam que o atual déficit de mecanização do setor da agricultura familiar, é, em parte, resultado do elevado custo destes equipamentos, devido à alta tecnologia com que são desenvolvidos e fabricados. Apesar disso, o Censo do IBGE de 95/96 registrou que 40% do parque de máquinas no Brasil se encontra em propriedades com área de até 50 hectares, o que demonstra o potencial desta fatia do mercado.
Segundo informações divulgadas no Jornal Valor Econômico, no ano em que o mercado interno de máquinas agrícolas foi marcado pela retração, por conta da descapitalização dos produtores, um levantamento feito pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - ANAFAVEA - aponta que a potência média dos tratores vendidos de janeiro a agosto deste ano foi de 94 cv (cavalos), contra 104,9 em igual período em 2004.
A matéria mostra ainda que a demanda por veículos de portes pequeno e médio deveu-se ao aumento da demanda nos setores de café, fruticultura e horticultura. Se no Sudeste, principal mercado para estes tratores, as vendas cresceram em 16,4%, no Sul e Centro-Oeste (principais compradores de máquinas de grande potência), caíram 62,1%. Importantes empresas fabricantes de tratores no País também registraram aumento médio de 80% nas vendas de tratores de pequeno e médio porte este ano.
Para o deputado Assis é importante reconhecer o esforço do Governo Federal no sentido de melhorar o acesso dos agricultores a esses equipamentos, através do PRONAF MECANIZAÇÃO. É o acesso a diferentes linhas de crédito, através do PRONAF, a juros de 4% ao ano, também outro fator importante para o aumento de tal demanda.
Entretanto, para o parlamentar é preciso avançar nesta direção. Por esta razão, assim que seja definida uma data, será aberto o debate no âmbito do Legislativo.
“Desta forma, queremos dar o primeiro passo no sentido de estudar esta alternativa, que podem ainda abrir espaços novos no mercado de trabalho, gerando assim mais trabalho e renda para o País”, finaliza Assis.
Seja o primeiro a comentar

 Nome  (Preenchimento obrigatório)

 Email

 Comentário

Comente Também


 Central de Relacionamento    Aqui News     Política de Privacidade     Anuncie Aqui     Entre em Contato

2005-2018 Aqui Sudoeste On-line. Todos os direitos reservados.